Por Ruben Bisi - membro do Comitê de Infraestrutura do MobiCaxias e coordenador do projeto Porto de Torres
A ideia de um porto no litoral sul do Brasil remonta à época do Império, quando Dom Pedro II, após estudos de técnicos ingleses por volta de 1875, determinou que a melhor localização seria em Torres. A região da Serra Gaúcha, por meio do movimento batizado de Mobilização Por Caxias (MobiCaxias) está se mobilizando para repensar e planejar seu desenvolvimento num horizonte de 20 anos.
Na Câmara Temática de Infraestrutura do MobiCaxias discute-se, por exemplo, as melhorias que seriam necessárias para a região, incluindo investimentos no Aeroporto Regional, duplicação de rodovias, ligação ferroviária e também uma saída mais econômica para a movimentação de cargas, seja por cabotagem, importação e exportação, por via marítima.
Em nome do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, apoiamos o projeto do Terminal de Uso Privado (TUP) no Litoral Norte, que tem como mentor o ex-deputado federal e ex-prefeito de Passo Fundo Fernando Carrion e hoje liderado pelo senador Luis Carlos Heinze, juntamente com o prefeito de Torres, Carlos Alberto M. de Souza. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto ao governador Eduardo Leite, ao secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, e ao diretor-superintendente de Portos, Fernando Curi Estima.
A finalidade deste TUP é escoar as safras de grãos e proteína animal da região do Planalto e fronteira Norte, produtos manufaturados, madeira e autopeças da região da Serra Gaúcha, além de transportes de insumos, sejam eles por cabotagem ou importação de outros países. A infraestrutura de estradas já está implantada desde a Ponte de São Borja, com as rodovias BR-285 e Rota do Sol, fazendo a interligação com a BR 101.
Os estudos de demanda e viabilidade estão em fase de elaboração. A Marinha fará os levantamentos para determinar a melhor localização em função das correntes marinhas, profundidade, marés, além de outros aspectos técnicos. Na sequência, teremos outros estudos e liberações dos órgãos ambientais e Poder concedente, para então partir para a fase de projeto final e investimentos.
Os portos mais recentes instalados no país têm demonstrado o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que foram instalados, com visíveis investimentos em infraestrutura, preservação do meio ambiente e vida marinha.
Esperamos que este TUP possa ser uma realidade no menor prazo possível para desenvolvimento do Litoral Norte, bem como para melhorar a competitividade do Rio Grande do Sul no contexto nacional e internacional.