Por Carlos Paixão Côrtes, professor, engenheiro agrônomo
É com expectativa que vejo sendo oportunizado pelo jornalista Tulio Milman, para manifestação de opiniões, a possibilidade de escolha de uma nova morada para a estátua O Laçador, obra do Escultor dos Pampas, Antônio Caringi.
A estátua que, desde setembro de 1958, localizava-se no Largo do Bombeiro, junto ao Início da Avenida Ceará, mudou-se para próximo ao terminal 2 do aeroporto Salgado Filho, em março de 2007, para construção do viaduto, que ainda não está disponível para uso pela população de Porto Alegre. A ideia era que O Laçador continuasse saudando o visitante que chegasse à capital rio-grandense.
Em uma grande operação técnica, o atual símbolo do Estado do Rio Grande do Sul foi transladado para o Sitio do Laçador estabelecido em uma Coxilha do Laçador, com um Recanto da Tradição em homenagem ao Grupo dos Oitos, um Largo dos Gaúchos com a rosa dos ventos, e uma plataforma cívica para acendimento da Chama Crioula, tendo disponível um estacionamento próprio.
Apesar do bonito local, infelizmente a população não adotou o Sítio como ponto de convivência. Não houve um fluxo de pessoas que justificasse estabelecer um estabelecimento comercial que possibilitasse ao visitante do ponto turístico, comprar uma água mineral. A ausência possibilitou inclusive depredações.
Com a necessária retirada do local para realização dos serviços de restauro da escultura, que está sendo coordenada pelo Sinduscon-RS, os órgãos governamentais, consultando a população, poderiam escolher uma nova morada que aproximasse este símbolo tanto dos gaúchos, quanto dos visitantes de Porto Alegre. É uma oportunidade para nos estarmos mais próximo do símbolo que nos representa.
Trago esta contribuição em memória de meu pai, Paixão Côrtes, que teve a oportunidade de posar para o artista realizar os seus traços que deram origem à obra, e deste recebeu informalmente o zelo carinhoso pela estátua.
Nós, gaúchos, devemos esta aproximação com O Laçador, como uma homenagem a Antônio Caringi, o Escultor dos Pampas, com diversas outras obras admiradas em todo o mundo, inclusive na nossa Porto Alegre.