Por Jorge Dall'agnol, presidente do TRE-RS
Em países de regime democrático o poder político é do povo. Numa democracia representativa, como a nossa, ele participa da tomada de decisões e da condução política do governo por meio de seus representantes. Assim é para que o povo possa atuar politicamente na vida do país. É da nossa Constituição.
O que dá vida e impulsiona esse poder é sua participação política. Participação que dá sentido e fortalece a democracia.
Daí o grande valor do envolvimento político do cidadão para a subsistência do Estado democrático de direito, que assegura a prerrogativa constitucional de se autogovernar.
Por isso, a importância do sufrágio como direito popular de influir no destino do Estado. E um dos modos de exercitar esse direito é o voto. Expressão da soberania popular. Arduamente conquistado ao longo da nossa história.
Honremos o esforço feito para que hoje pudéssemos votar. Do voto censitário do Brasil Colonial e Imperial à República, que ampliou a participação de homens, mas não alcançou as mulheres – conquista do Código Eleitoral de 1932, passando pelo Estado Novo e pelo regime militar, que limitavam o exercício do voto, foi com a Constituição de 1988 que adquirimos o direito de votar de forma igualitária. O voto torna todos iguais: velhos e jovens a partir dos 16 anos, pobres e ricos, patrões e empregados, alfabetizados e analfabetos, cultos e incultos, sem distinção de sexo, cor ou orientação sexual.
Com o objetivo de esclarecer a população, o TRE-RS deflagra amanhã campanha visando ao comparecimento às urnas. Façamos uso desse instrumento tão importante para a democracia que é o voto. Saiamos de nossa zona de conforto para influenciar nas questões políticas e sociais que terão impacto em nossas vidas.
Num modelo republicano, formatado pela eletividade e temporariedade dos governantes, nada mais legítimo do que a escolha de nossos representantes ser feita com o engajamento de todos os cidadãos habilitados a votar. Vamos às urnas. Façamos acontecer. Não sejamos meros espectadores dos detentores temporários do poder. Sejamos protagonistas do processo eleitoral. #VemVotar!