Correção: os candidatos ao governo do RS terão dois blocos de nove minutos, e não de 10, como informado entre 12h42min e 16h09min de 08/08/2018. Com isso, o tempo de cada candidato será o seguinte: José Ivo Sartori terá 3min12s; Eduardo Leite, 2min42s; Miguel Rossetto, 1min22s; Jairo Jorge, 1min3s; Roberto Robaina, 15s; Júlio Flores, 9s; Mateus Bandeira, 9s; e Paulo Medeiros, 9s. O texto foi corrigido.
A adesão do PC do B à candidatura de Miguel Rossetto (PT) deu contornos finais à lista dos postulantes ao governo do Estado e sedimentou os tempos de propaganda política no rádio e na TV. A partir de 31 de agosto, os gaúchos terão dois blocos de nove minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras, para conhecer as propostas dos políticos que tentam chegar ao Palácio Piratini. Além disso, haverá 70 minutos diários de inserções em meio à programação.
Atual governador, José Ivo Sartori (MDB) formou a aliança mais robusta para disputar a reeleição. A sustentação de nove partidos garantiu ao emedebista 3min12s em cada bloco. É o maior tempo entre todos os sete candidatos, quase três vezes superior ao de Jairo Jorge (PDT) e mais do que o dobro do disponível a Rossetto (veja abaixo).
Com sete legendas na coligação, Jairo alcançou 1min03s. Já Rossetto incorporou mais nove segundos com o apoio do PC do B e terá 1min22s de campanha eletrônica. O competidor em maior equilíbrio de forças com Sartori será Eduardo Leite (PSDB). Também com sete agremiações na aliança, o tucano ganhou 37 segundos com a adesão do PP e terá 2min42s no rádio e TV.
Entre os partidos menores, o PSOL é quem tem mais tempo: 15 segundos. Concorrendo em chapa pura, Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo) e Paulo Medeiros (PCO) terão nove segundos cada um.
A propaganda na TV será transmitida das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min. No rádio, o horário de veiculação é das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min, também com início no dia 31 de agosto. Serão nove minutos para candidato a governador, nove minutos para deputado estadual e sete minutos para senador. Às terças, quintas-feiras e sábados, a propaganda será para presidente (12min30s) e para deputado federal (12min30s).
O cálculo dos tempos de TV de cada candidato a governador são uma estimativa, baseada em estudo elaborado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Os tempos oficiais de cada coligação só serão divulgados pela Justiça Eleitoral após o registro de todas as alianças.