* Engenheiro mecânico, empresário
O termo tolerância tem estado cada vez mais presente nos debates atuais, mas parece estar sendo utilizado de forma equivocada. Conforme o dicionário Aurélio, a tolerância pode ser entendida como a boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. De forma semelhante, o filósofo inglês Roger Scruton retrata como tolerante aquela pessoa que está preparada para aceitar opiniões pelas quais tem forte aversão.
Pois bem, se tolerância é isso, o viés político-ideológico embutido em quase todos os meios de informação acabou distorcendo o verdadeiro significado desta palavra no Brasil. Grande parte disso se dá por causa de uma errônea percepção de que existia uma hegemonia ideológica na sociedade, onde pessoas realmente intolerantes são frequentemente protegidas por crentes dessa corrente "hegemônica". Tolerância não significa abrir mão de suas convicções por causa do que os demais podem pensar, mas sim respeitar a opinião adversária e ser igualmente respeitado por suas opiniões.
Porém, estamos vendo muitos exemplos de pessoas que acusam de intolerantes aqueles que possuem opiniões contrárias. Isto é feito com o interesse de ganhar moral com os outros por ter "denunciado" uma opinião que outra pessoa tenha, simplesmente pelo fato de essa opinião ser não-ortodoxa do ponto de vista do senso comum. Acontece que esse senso comum não existe da forma como se imaginava. Hoje, legiões de brasileiros saem em defesa daqueles que estão sendo levianamente difamados como intolerantes. Em sequência, por terem criado o jogo e serem moralmente fracos e covardes demais para sair dele, os acusadores se veem obrigados a difamar também aqueles que saíram em defesa da vítima. Ao fazer isso, o acusador expõe orgulhosamente sua intolerância, pois acredita piamente que está fazendo uma "boa ação".
Existem casos em que é muito difícil nos mantermos tolerantes, como para com pessoas que atentam contra a vida, contra a família, contra o patrimônio ou contra a liberdade alheia. Contraditoriamente, existe tolerância de sobra para com pessoas que fazem esse tipo de atrocidade. Está na hora dos acusadores de intolerância decidirem de que lado estão, ou poderão ficar a ver navios nesta profunda transformação político-ideológica e revelação moral que o Brasil está enfrentando.