Perplexidade
O ex-presidente Lula é rápido nas respostas, ágil para usar metáforas, muito perspicaz. Então, como entender que ficou oito anos no poder de uma nação e não viu nada, não sabia sobre a corrupção que tomava conta do país? Lula afirma com muita convicção que é a pessoa mais honesta do Brasil. Então, deveria ganhar prêmio de incompetência e, quem sabe, usar um pouco mais de humildade.
Cleide Valerio
Professora – Bento Gonçalves
Maior do que a cadeia
Pensa alguém que Lula será preso pelo juiz Sergio Moro? Esqueça. O ex-presidente é maior do que o cárcere. Parafraseando Antônio Rogério Magri: Lula é "imprendível". Se tentarem, temo que poderá haver o diabo neste país.
Ismael de Oliveira Façanha
Advogado – Porto Alegre
Leia mais sobre a Lava-Jato
Reforma trabalhista
Utilizar o modelo espanhol para a reforma trabalhista é um equívoco. Lá, o aumento de empregos ficou muito aquém da expectativa. Não é possível comparar a situação dos dois países. Enquanto a Espanha tem baixíssima taxa de natalidade e uma população envelhecida, o Brasil tem milhões de jovens à procura de trabalho. Fatalmente, ocuparão as vagas dos veteranos que não conseguirão um novo emprego nem vão conseguir se aposentar, em razão das mudanças na Previdência Social.
Getúlio Dorneles Fernandes da Silva
Administrador – Porto Alegre
Qual a diferença?
Durante o intervalo dos tiroteios na guerra civil do Rio de Janeiro, o povo abandonado pelo Estado corrupto desce o morro para saquear cargas. Já em Brasília, suas excelências fazem acordos de cavalheiros para saquearem o Brasil através de obras superfaturadas. E quem critica é chamado de golpista. Estamos diante de uma crise de civilização.
Assis Vieira
Jornalista – Montenegro
Acho fracos os comentários do professor Denis Rosenfield. Acredito que nós, leitores, não precisamos de mais um filósofo falando sobre política (ZH, 9/5). Nos dias atuais, precisamos de filósofos que nos falem das coisas do dia a dia, óbvias, ululantes, sob a ótica da filosofia para, quem sabe, nos ministrarem um calmante lítero-filosófico que amenize o dia. Ou será que o professor não sabe filosofar?
Marco Aurélio Teixeira
Diretor artístico-musical – Porto Alegre
Lindo demais o texto de Carpinejar sobre as mães (ZH, 9/5). Se eu não conhecesse a sua, diria que o colunista exagerou. Mas como a conheço, sei que é assim mesmo a preciosa mãe de Carpinejar. Parabéns pela sensibilidade de pessoa e de poeta.
Isabel Suzana Tomacheski
Professora – Porto Alegre
Genial a charge "Na marca do pênalti" (ZH, 9/5). Talvez Iotti seja o melhor chargista do Brasil.
Rui Fischer
Aposentado – Taquara
***
Use este espaço para falar com a seção Leitor, publicada diariamente
Fale com a gente usando o e-mail (leitor@zerohora.com.br). Aborde os temas mais relevantes do cotidiano ou escreva sobre Zero Hora. Os comentários devem ser acompanhados de nome, profissão e a cidade onde mora. ZH reserva-se o direito de selecionar os comentários e resumi-los para publicação, também sujeita às limitações de espaço na página impressa.
Envie sua notícia: os leitores podem colaborar com Zero Hora enviando notícias e fotos de fatos relevantes. Após a apuração dos dados, seu texto ou imagem poderá ser publicada.
Veja sua foto no jornal: envie sua imagem pelo email leitor@zerohora.com.br ou poste a foto no seu perfil do Instagram com a hashtag #doleitorzh.
Editado por: Ana Karina Giacomelli – 3218-4317