Desde o advento da República, o Rio Grande já viveu quatro mudanças geracionais e prepara-se para a quinta nas próximas eleições.
A primeira mudança veio em 1891 com Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Assis Brasil e Ramiro Barcelos. A principal marca desta geração foi a fundação do Estado gaúcho.
A segunda mudança ocorreu em 1927 com Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, João Neves da Fontoura e Flores da Cunha. Esta geração teve como mérito a pacificação política do Estado, unindo chimangos e maragatos, depois dos conflitos sangrentos de 1893 e 1923.
A terceira mudança geracional ocorreu em 1955. Leonel Brizola, João Goulart, Fernando Ferrari e Alberto Pasqualini deixaram como marca o investimento na educação.
A quarta mudança chegou em 1982, com Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antônio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori. Esta foi a geração que, cada um a sua maneira, enfrentou a maior crise estrutural do setor público gaúcho.
Depois de todos os partidos passarem pelo governo, é o momento de reconhecer que a crise é grave e por ela somos todos responsáveis e vítimas. É hora de olhar para frente.
A marca da nova geração de lideranças, que o Rio Grande precisa deve ser criar as soluções. Para isso é preciso retomar a experiência passada: redesenhar, reestruturar e reinventar o Estado; pacificar as forças políticas com diálogo e investir na educação e no conhecimento. Junto com essas três, é necessária uma quarta nova diretriz: buscar a inovação política, com parceria público-privada e inventividade na gestão pública.
As soluções para a crise do Rio Grande não são fáceis, são difíceis. Não são simples, são complexas. Não são convencionais, são inovadoras. Vamos ouvir a voz das ruas e renovar nosso discurso incorporando conceitos como austeridade, mérito, transparência, resolutividade e gestão.
Em 2018, o PDT coloca-se como alternativa no campo da centro-esquerda para recolocar o Rio Grande no rumo da justiça social, do fortalecimento do serviço público e do desenvolvimento sustentável.