A nomenclatura pode até soar parecida, mas existe uma sutil diferença entre um cosmético dito natural e um orgânico. Vamos lá? Para ser considerado natural, o produto deve ter na sua formulação elementos provenientes da natureza. Já para ser considerado orgânico, é necessário que o produto contenha pelo menos 95% de matérias- primas naturais.
É o segundo tipo que está no DNA da marca Souvie, fabricante paulista de cosméticos orgânicos que realizou recentemente seu lançamento nacional com um brunch no restaurante Lorita, em Porto Alegre. Parceiros na marca e na vida, Breno Bittencourt Jorge e Caroline Villar já investiram, desde 2009, cerca de R$ 30 milhões entre pesquisas, custos com a Fazenda São Benedito, de onde vem a matéria-prima, na fábrica, na produção da linha e na certificação internacional garantida pelo selo francês Ecocert Organics.
- Resgatamos a tradição das nossas avós de preparar cosméticos com cuidado. O negócio surgiu de uma paixão que a gente desenvolveu de fazer sabonete de uma maneira antiga, com óleos vegetais - explica Jorge.
E se a atividade iniciou em clima de lazer, dentro da residência do casal, agora já tem a pretensão de cruzar fronteiras. Para 2016, a meta da empresa é estar presente em todo o Brasil e iniciar os trâmites de exportação. A expectativa de faturamento para o primeiro ano da grife é de R$ 9,2 milhões, ou seja, um terço do investimento inicial. Curiosos pelos processos da natureza, os proprietários percorreram diversos países para conhecer as técnicas, tendências e novidades do setor, acabando por desenvolver uma coleção de estreia toda dedicada às gestantes, com produtos bem direcionados ao nicho, como o creme preventivo de estrias e o bálsamo protetor de mamas.
- Não usamos fragrâncias sintéticas, por exemplo. É tudo sem aroma, por ser um momento sensível do olfato da mulher - ressalta Caroline.
A promessa do casal é respeitar não só a pele das pessoas, mas também o meio ambiente. Entre os cuidados e princípios está o de não testar as novidades em animais e não trabalhar com agrotóxicos. - O ecossistema da beleza vai muito além da estética. Passa por atitudes e escolhas que refletem beleza interior e resultam em peles, corpos, cabelos e rostos lindos por fora. É um estilo de vida que convida as pessoas a serem bonitas, mais do que ficarem bonitas - finaliza Caroline.