Por Nelson P. Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS
O crescente consumo de informação através de plataformas digitais continua desafiando o jornalismo profissional. Se é verdade que, com a popularização da internet, os meios de comunicação tradicionais perderam a exclusividade da notícia, não é menos verdade que o jornalismo ético e independente ganha a cada dia maior relevância como monitor confiável da verdade, da democracia e dos cidadãos. Essa tem sido uma pauta permanente do nosso Conselho Editorial, que orienta a linha editorial e busca o aperfeiçoamento do jornalismo no Grupo RBS. Um dos temas centrais que discutimos periodicamente é o da relevância do jornalismo no mundo digital. Compartilho aqui três conteúdos que considero essenciais nesse desafio do jornalismo profissional contemporâneo.
A RBS está comprometida com essas metas para continuar oferecendo informação qualificada a seus públicos em todos os formatos
O primeiro deles é o respeito aos fundamentos do jornalismo profissional – a busca da verdade, a lealdade aos cidadãos, a disciplina da checagem, a prática de ouvir todos os lados, a independência, a imparcialidade e a correção de erros. São princípios que valem para todos os nossos profissionais, independentemente das plataformas em que estiverem se comunicando.
O segundo ponto desta análise é a convivência do jornalismo profissional com as grandes empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, responsáveis pelas redes sociais e pelas novas plataformas de produção e distribuição de informações – e também por muita desinformação. Enquanto nossos legisladores não criarem uma legislação eficiente que regulamente e controle a atuação dessas organizações, sem suprimir a liberdade de expressão, o jornalismo honesto e responsável terá que continuar fazendo a curadoria para proteger a sociedade das mentiras, das manipulações e das mensagens de ódio. Jornalistas profissionais e empresas de comunicação têm o dever de assumir a responsabilidade do que publicam, até para que o cidadão tenha o direito de pedir retratação e reparação quando se sentir caluniado ou injuriado. No ambiente sem lei das redes sociais, ele fica desamparado.
E aqui chego ao terceiro aspecto desta reflexão. O jornalismo só conseguirá cumprir a sua missão nesse ambiente diversificado se encontrar a linguagem certa para se comunicar com o público de cada uma dessas plataformas. A mesma informação pode ser verdadeira e crível no jornal impresso e no TikTok, se quisermos utilizar dois exemplos distanciados pela faixa etária de seus públicos, desde que seja comunicada na linguagem adequada.
A RBS está comprometida com essas metas para continuar oferecendo informação qualificada a seus públicos em todos os formatos.