Por Ricardo Gandour, jornalista e membro do Conselho Editorial da RBS
O que é uma empresa de mídia? É uma empresa cuja atividade principal é levar ao público informações, análises e opiniões em torno dos fatos do momento ou do passado, no caso de efemérides ou datas históricas. É uma organização que também presta serviços por meio de informações importantes e úteis para a vida, para o trabalho e para a convivência em comum. Como resultado dessa atividade, fiscaliza os poderes e os serviços públicos. E inspira o lazer, as artes e a cultura. Para cumprir essa missão, contrata, treina e mantém profissionais com habilidades e competências em todas essas tarefas, remunerando-os adequadamente em toda a cadeia produtiva do negócio – da captação e da edição à impressão de exemplares, à distribuição física e digital e às áreas administrativas e de tecnologia, além de investir em equipamentos e ferramentas de trabalho. Adicionalmente, acolhe em suas colunas vozes, análises e opiniões vindas de vários setores. Algumas, como esta RBS, mantém um conselho editorial para ajudar nas discussões e reflexões estratégicas.
Uma empresa de mídia se responsabiliza por tudo o que publica. Por esse motivo, cultiva métodos de trabalho e processos de checagem
Uma empresa de mídia se responsabiliza por tudo o que publica. Por esse motivo, cultiva métodos de trabalho e processos de checagem. Mesmo assim, pode errar, portanto também cultiva o hábito (e a cultura) de publicar correções tão logo detectado algum equívoco. Ainda assim, pode se ver na situação de ter que se defender, por isso tem em seu orçamento um departamento jurídico. (Caso extremo, o tabloide inglês The Sun, que vendia nos anos 2000 mais de 4 milhões de exemplares por dia nas bancas de Londres, praticamente uma rede social impressa, tinha um dos maiores orçamentos para contenciosos jurídicos entre os jornais do mundo todo).
Alguém leu “negócio” nas linhas acima? Sim, exceção feita aos novos (e bem-vindos) modelos de sociedades sem fins lucrativos, que arrecadam doações, uma empresa de mídia nutre uma lógica empresarial para custear, manter, lucrar e com isso desenvolver e investir em mais e melhores produtos e processos. Assim, atrai a atenção de empresas e instituições que, interessadas na audiência e na credibilidade construída por meio do portfólio midiático, se interessam em ali propagar anúncios, propósitos, causas, projetos especiais e eventos.
Nesse contexto todo, nada mais justo do que uma empresa de mídia ser remunerada pelo conteúdo que produz quando este é utilizado por plataformas de difusão e distribuição. Mas isso pode ser assunto para uma outra coluna. Bom fim de semana!