Por Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial
O primeiro dever do jornalismo é a busca da verdade. Essa é a frase que abre o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS. Também é um conceito que jornalistas aprendem nos primeiros dias de faculdade. A busca da verdade é o objetivo do bom jornalista durante toda a sua vida.
Recentemente, Martin Baron, ex-editor-chefe do Washington Post, conhecido mundialmente por seu trabalho de investigação sobre abusos sexuais dentro da Igreja Católica publicado no Boston Globe e retratado no filme Spotlight, falou sobre objetividade em um discurso em uma universidade. A palestra foi transformada em um ensaio publicado pela Folha de S.Paulo e o tema foi pauta de uma reunião do Conselho Editorial. Não poderia ser mais atual.
Vejam as conclusões da conversa, a partir de trechos do discurso de Baron e das contribuições dos conselheiros:
- A objetividade é imprescindível para o jornalismo. Significa usar a técnica jornalística para mostrar o mundo como ele é, e não como a gente gostaria que fosse.
O primeiro dever do jornalismo é a busca da verdade. Essa é a frase que abre o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS.
- A objetividade não significa neutralidade, mas uma investigação tão imparcial quanto é humanamente possível, o reconhecimento de que os fatos são sempre complexos e de que jornalistas precisam ter disposição para ouvir e ânsia de aprender para superar limitações e cumprir seu trabalho.
- Em uma era de desinformação, a busca da verdade é ainda mais importante. Jornalismo é a busca permanente da melhor versão possível da verdade.
- A objetividade está no cerne do problema que a imprensa enfrenta. É preocupante o crescente repúdio a esse princípio em alguns setores da própria imprensa.
- O que mata o jornalismo é quando ele entra no caminho do ativismo, e não no da objetividade.
- A pressa em publicar pode comprometer a visão completa sobre os temas noticiados. O jornalismo digital deve contextualizar os fatos logo que a primeira versão da notícia é publicada, para evitar a impressão de falta de objetividade, investigação, dados e fatos e capacidade de reportagem.
- O que garante a objetividade na imprensa é o método jornalístico. Isso significa rigor no trabalho: está na escolha da pauta, na independência intelectual do profissional, na checagem com o máximo possível de fontes, no compromisso com a pluralidade, na separação entre o que é fato e o que são achismos ou boatos, na edição cuidadosa. O mérito está em perseguir a objetividade, sendo transparente e tendo uma conversa franca com o público.
- O formato do conteúdo contribui para a objetividade: identificar, entre os conteúdos, o que é informação, análise e opinião, por exemplo, pode ajudar. Não escrever mais do que o necessário, ou de uma forma confusa, também.