Por Claudio Toigo Filho, CEO da RBS Mídias e membro do Conselho Editorial da RBS
Não é novidade o impacto da digitalização nos hábitos de consumo e nos negócios. A indústria de comunicação foi uma das primeiras a ser afetada. Inicialmente, parecia ser apenas a chegada de um novo canal de distribuição. Uma disputa do online versus o off-line, do físico versus o digital. Porém, os impactos na comunicação foram muito além de uma simples escolha do canal de consumo. A indústria foi afetada de muitas e significativas formas, com transformações importantes para os consumidores. Excesso de conteúdo, insegurança de não estarmos sabendo de algo que deveríamos saber, desinformação, superficialidade e desinteresse em relação a temas importantes são alguns exemplos de impactos para a sociedade. Esse ambiente, quase caótico, gera desafios para o jornalismo que vão muito além da simples escolha do meio de distribuição.
Por outro lado, esta transformação também gera uma oportunidade para o jornalismo fortalecer-se como solução para muitos desses problemas. No Grupo RBS, temos a crença de que o jornalismo profissional, independente e plural é essencial para uma sociedade livre e justa. Também acreditamos que precisamos continuar evoluindo para que possamos materializar o nosso propósito de fazer um jornalismo que conecte os gaúchos e contribua para uma vida melhor. Tem sido assim desde o primeiro dos nossos 65 anos.
A indústria foi afetada de muitas e significativas formas, com transformações importantes para os consumidores
A partir da conexão com os gaúchos e do profundo entendimento de suas necessidades, iremos buscar respostas a questões importantes para que a comunicação e o jornalismo sejam ainda mais úteis e relevantes, cumprindo seu papel social. Algumas dessas questões são: como abordar temas profundos e densos em um ambiente de dispersão de atenção e de consumo rápido e superficial? Qual a melhor linguagem e estilo para os diferentes públicos, assuntos e meio? Como podemos melhorar a distribuição do conteúdo em redes sociais, com responsabilidade e imparcialidade, frente aos algoritmos que valorizam outros atributos?
Com o objetivo de responder a estas e outras perguntas e para aperfeiçoar nossa entrega para o público, estamos abrindo discussões na RBS para ressignificar o jornalismo. Acreditamos que o jornalismo tem um papel fundamental para a sociedade e, para que isto seja percebido e realizado, ele também precisa continuar evoluindo e acompanhando as diferentes demandas das pessoas.