Por Nelson P. Sirotsky, publisher do Grupo RBS
Informação é imprescindível para as pessoas embasarem suas decisões no dia a dia, planejarem o seu futuro e exercerem o seu papel na sociedade. Por isso, precisa ser segura e confiável, pressupostos que são assegurados com uma comunicação de qualidade, exercida com responsabilidade e equilíbrio. Em seus 65 anos, a RBS pautou seu jornalismo por princípios editoriais, que nesta etapa como publisher pretendo aprofundar e aperfeiçoar, com o propósito de assegurar pluralidade nas opiniões e diferentes versões dos fatos para quem acessa nossos veículos, nas várias plataformas, em busca de conteúdos verdadeiros, produzidos com isenção e independência.
Nos últimos 50 anos, atuei em inúmeras áreas da RBS. Tenho consciência da responsabilidade de uma empresa de comunicação e de seus profissionais. Acredito que, em jornalismo, o exercício desta responsabilidade precisa ser contínuo. Devemos, permanentemente, nos aperfeiçoar para seguirmos relevantes, a partir do respeito e da confiança dos nossos públicos.
Como publisher estou priorizando a criação do Conselho Editorial da RBS, instância presente em muitas empresas jornalísticas no Brasil e no Exterior. Integrado por profissionais da empresa e membros externos, nosso Conselho tem como missão principal contribuir para preservar e aperfeiçoar nossos valores e princípios editoriais.
A liberdade de expressão, de imprensa e do público para selecionar os conteúdos desejados são conquistas da sociedade brasileira, que não tolera qualquer tipo de censura e nem quaisquer tentativas de controle e manipulação de informação. Tais conquistas pressupõem, ainda, responsabilidade de todos e respeito às leis do país.
Portanto, a RBS avançará nessa jornada, para garantir a pluralidade de opiniões e a busca incessante pela verdade dos fatos. Combateremos as fake news, assim como todo tipo de preconceito e discriminação. Nossos veículos também têm como missão mostrar e valorizar o Rio Grande do Sul e o Brasil no que eles têm de melhor, sua cultura, diversidade e resiliência. O jornalismo profissional com qualidade que fazemos na RBS, sempre atentos para evoluir, representa o nosso compromisso com as instituições brasileiras e com a nossa democracia.