Uma cidade faraônica formada apenas por um edifício de 170 quilômetros de extensão está sendo construída na Arábia Saudita. O prédio The Line, parte do projeto Neom, deve ser parcialmente entregue em 2030, com fontes renováveis de energia, segundo o Canaltech.
Na última segunda-feira (26), os responsáveis pelo projeto compartilharam um vídeo que mostra os canteiros de obra e as equipes de construção, que estão operando 24 horas por dia, sete dias por semana. O vídeo, em inglês, mostra o progresso da estrutura.
A terraplanagem é o processo base da construção, responsável por aterrar o terreno, movimentando milhões de metros cúbicos de areia e água por semana. Um trem de alta velocidade deve ser construído para percorrer a cidade inteira em 20 minutos, substituindo carros e motos, e contribuindo para manter fontes renováveis de energia.
O planejamento é de que o edifício-cidade tenha 170 quilômetros de extensão por 200 metros de largura, capaz de abrigar até 9 milhões de habitantes – o equivalente à população de Nova York. Mohammed bin Salman Al Saud, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, deseja que o empreendimento faça com que a cidade entre para a história da humanidade, como a Muralha da China ou as Pirâmides de Gizé.
The Line é um dos empreendimentos do projeto Neom, do governo saudita, que pretende transformar a região noroeste do país, à beira do Mar Vermelho, em uma ocupação futurista abastecida por 100% de energia renovável. Entre os projetos estão uma cidade flutuante, uma estação de esqui e uma ilha turismo e para esportes aquáticos.