Ao menos 23 pessoas morreram em um atentado suicida nesta terça-feira contra um edifício militar no noroeste do Paquistão, em um ataque reivindicado por um grupo vinculado aos talibãs paquistaneses, informou o Exército.
O ataque aconteceu durante a noite no distrito de Dera Ismail Khan, perto da fronteira com o Afeganistão, uma região que registrou vários atentados nos últimos meses.
Os militares impediram um ataque de seis homens armados que, pouco depois, executaram um atentado suicida com um veículo na entrada do edifício, informou o Serviço de Comunicação do Exército (ISPR) em um comunicado.
"As explosões provocaram o desabamento do edifício e deixaram muitas vítimas", acrescenta a nota.
Ao menos 23 soldados e os seis criminosos morreram no atentado. Trinta e seis pessoas ficaram feriadas, informou uma fonte das forças de segurança que pediu anonimato.
O 'Tehreek-e-Jihad Pakistan' (TJP), um novo grupo vinculado aos talibãs paquistaneses do 'Tehreek-e-Taliban Pakistan' (TTP), reivindicou ataque.
Segundo o ISPR, 27 "terroristas" morreram na madrugada desta terça-feira no distrito de Dera Ismail Khan em várias operações militares.
O Paquistão registrou nos últimos meses, especialmente desde o retorno dos talibãs ao poder em Cabul, em agosto de 2021, o aumento da violência, em particular nas regiões fronteiriças com o Afeganistão.
Islamabad considera que alguns ataques são planejados no território afegão, o que Cabul nega.
* AFP