Na tarde deste sábado (14), o presidente Luíz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente do Egito Abdel Fattah al-Sissi por telefone. A ligação tratava da retirada de brasileiros que estão na faixa de Gaza.
Segundo o chefe de Estado brasileiro, ao cruzarem a passagem de Rafah, os brasileiros serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Aris e retornarão para casa.
O telefonema também tratou da importância de criar corredores humanitários para permitir o retorno de estrangeiros aos países de origem.
Nesse momento, as duas autoridades concordaram com a necessidade urgente do envio de mantimentos e medicamentos para a Faixa de Gaza. Lula ressaltou que o avião da Força Aérea Brasileira chegará ao Egito com medicamentos e mantimentos para auxiliar os atingidos.
O presidente Lula afirmou que o Brasil, no exercício da presidência do Conselho de Segurança da ONU, manterá atuação incansável para evitar um desastre humanitário ainda maior e o alastramento do conflito.