O governo norueguês afirmou nesta segunda-feira (6) que está analisando um pacote de ajuda financeira à Ucrânia por cinco anos no valor de 75 bilhões de coroas norueguesas (aproximadamente US$ 7,3 bilhões), além de um auxílio adicional para outros países afetados no conflito.
"Propomos que a Noruega se comprometa a doar uma contribuição de longo prazo à Ucrânia", disse o primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre, em coletiva de imprensa.
A proposta é de que "15 bilhões de coroas sejam atribuídas à Ucrânia anualmente durante cinco anos, ou seja, 75 bilhões de coroas", acrescentou, depois de se reunir com líderes da oposição, a quem apresentou os detalhes do projeto.
"Isso significa que a Ucrânia sabe que estamos do seu lado [...] e que a Rússia deve entender que países livres e democráticos apoiam a Ucrânia", afirmou.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, agradeceu no Twitter, elogiando "uma contribuição significativa para a futura vitória [da Ucrânia] contra o agressor e uma reconstrução pós-guerra bem-sucedida".
Metade do pacote deve cobrir ajuda humanitária e a outra metade, gastos militares.
No entanto, esse valor pode ser modificado pelo Parlamento, já que o governo de centro-esquerda é minoria e precisa do apoio de outras frentes para levar a iniciativa adiante.
Støre também propôs aumentar em 5 bilhões de coroas (US$ 486 milhões) o auxílio aos "países do sul mais afetados pela guerra na Ucrânia", sobretudo devido à alta no preço dos alimentos.
* AFP