Em sua primeira mensagem de Natal desde que chegou ao trono, o rei Charles III elogiou a "solidariedade" neste domingo (25), em um contexto de alta dos preços no Reino Unido.
Vestido com um terno azul, o soberano de 74 anos falou da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde estão enterrados sua mãe, Elizabeth II, que governou por mais de sete décadas, e seu pai, o príncipe Philip.
— Não tenho palavras para agradecer o carinho e a simpatia que demonstraram a toda a nossa família — disse o monarca, destacando o quão emotivo é o Natal para "todos aqueles que perderam os seus entes queridos".
Charles III, que será coroado no dia 6 de maio em Londres, na Inglaterra, agradeceu o trabalho dos militares, dos serviços de emergência e de profissionais de saúde, poucos dias depois que enfermeiras iniciaram uma greve inédita no país para obter melhores salários.
— Quero prestar homenagem especialmente a todas aquelas pessoas maravilhosamente gentis que tão generosamente doam comida, dinheiro ou seu tempo nestes momentos difíceis — acrescentou.
O monarca citou aqueles que são afetados por guerras, fome ou catástrofes naturais, bem como aqueles que "aqui procuram meios para pagar as suas contas ou alimentar e aquecer as suas famílias", em meio à inflação que ronda os 11% no país.
— Essa solidariedade sincera é a expressão mais inspiradora de amar o próximo como a si mesmo. Seja qual for a sua fé, ou se você não tem fé, é nesta luz que dá vida e com a verdadeira humildade que reside em servir os outros que acredito que podemos encontrar esperança para o futuro. Um feliz Natal de paz, felicidade e luz eterna — concluiu.