O senador Alirio Barrera entrou na sede do Congresso colombiano com um cavalo na terça-feira (27). O político de direita é visto em imagens nos corredores do prédio com o animal e usando um típico chapéu e poncho. A cena causou incômodo entre os parlamentares defensores da causa animal.
O parlamento da Colômbia recentemente permitiu a entrada de animais de estimação nas dependências da casa. Na semana passada, o presidente do Congresso, Roy Barreras, anunciou com um cachorro sentado no colo que o recinto passaria a ser pet friendly (aberto a animais de estimação).
— O senador (Barreras) disse que poderíamos trazer os animais de estimação (...) e meu animal de estimação é o cavalo — disse Alirio Barrera à Rádio RCN enquanto atravessava a Plaza de Bolívar, ao lado do Congresso, no centro de Bogotá.
Barrera, que é do partido Centro Democrático, do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), tem defendido durante o seu mandato atividades em que os animais são maltratados ou mortos, como touradas e rinhas de galos.
Na terça-feira, ele rejeitou uma série de projetos de lei "que buscam proibir o uso de animais para o desenvolvimento de qualquer trabalho".
— Seria injusto porque este é o meio de transporte para muitas regiões, para muitas famílias — disse Barrera à imprensa em cima de seu cavalo.
A bancada defensora da causa animal expressou seu repúdio. "Ele quer ridicularizar uma medida que foi tomada em favor dos animais, trazendo um animal para estressá-lo", afirmou no Twitter Esmeralda Hernández, senadora da coalizão de esquerda no poder.
Foi uma "pantomima vergonhosa", escreveu o deputado Juan Carlos Lozada, por sua vez.
Desde 1989, a lei colombiana protege os animais selvagens e domésticos do sofrimento e da dor causados pelos seres humanos, com exceção de práticas com raízes culturais, como as touradas.
Confira abaixo o momento em que o senador entra no Congresso com o cavalo: