Um Boeing 777-200, que decolou do aeroporto de Newark, em Nova York, nos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (22), começou a soltar faíscas no ar. O momento foi registrado em vídeo por um fotógrafo norte-americano que publica conteúdos de aviação em seu perfil no Instagram.
De acordo com informações do Flightradar24, site que disponibiliza dados em tempo real de viagens aéreas em todo o mundo, o voo UA149, da companhia aérea United Airlines, decolou de Nova York às 3h02min no horário local (2h02min no horário de Brasília) e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Logo após a decolagem, a aeronave subiu a uma altitude de 24 mil pés e, quando começou a soltar faíscas, seguiu em direção ao Oceano Atlântico, onde deu cinco voltas para queimar combustível. Em seguida, teve de realizar um pouso emergencial no aeroporto de Nova York.
Por meio de nota, a companhia aérea esclareceu o ocorrido e explicou como a situação foi resolvida. "Após perceber um problema mecânico, logo após a decolagem, o avião permaneceu no ar para queimar combustível e depois pousou em segurança". A United Airlines ainda informou que os 256 passageiros que estavam a bordo da aeronave conseguiram desembarcar em segurança e que estavam aguardando um novo voo.
Em uma foto publicada pelo mesmo perfil que divulgou o vídeo, é possível ver uma placa metálica, que pertencia ao avião, caída no chão, próxima do local de decolagem. A companhia aérea contou que o caso já foi investigado por uma equipe de manutenção e os resultados apontaram que a falha ocorreu devido a um problema técnico em uma bomba de pressão hidráulica.