Nos Estados Unidos, uma professora de ensino fundamental salvou um aluno de nove anos que se engasgou com uma tampinha de garrafa. O incidente foi registrado em 6 de abril no colégio Community Charter School da cidade de East Orange, a cerca de 40 quilômetros de Nova York. As informações são do G1.
Janeice Jenkins, que trabalha na rede pública de Nova Jersey, agiu rapidamente após o aluno se engasgar enquanto tentava beber água. Ela reproduziu a chamada manobra de Heimlich para "desafogar" o jovem.
— Eu vi que ele precisava de ajuda e simplesmente entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava bem pálido, e ele tinha um olhar de desespero — disse Jenkins à TV local.
Imagens de uma câmera de segurança da escola capturaram o momento exato em que o pequeno estudante vai até a mesa da professora e pede por ajuda.
A diretora da escola de ensino fundamental, Tracey Watkins, comentou a atitude da professora e disse que, se não fosse sua agilidade, a situação poderia ter tido um desfecho trágico.
— Somos muito gratas e orgulhosas da professora Jenkins — disse Watkins.
Veja como praticar a Manobra de Heimlich
Para crianças de até 1 ano ou menos de 10 quilos
- Coloque a criança deitada com o peito para baixo sobre o antebraço não dominante de quem a segura;
- Com a mão desse mesmo braço sobre o qual a criança está deitada, use os dedos indicador e médio, em posição de V, para abrir a boca da criança;
- Com a outra mão fechada, bata três vezes com o punho sobre as costas da criança. Use força moderada. Esse impulso servirá para expulsar o corpo estranho para fora. Tente uma primeira vez. Abra novamente a boca do bebê e repita as três batidas;
- Se o corpo estranho não tiver sido expelido ou a respiração não tenha retornado, ligue imediatamente para os canais de emergência (190, 192 ou 193).
Para crianças com mais de 1 ano ou mais de 10 quilos
- Coloque a criança sentada sobre um de seus joelhos, de costas para você;
- Feche sua mão não dominante, cobrindo o dedão com os demais dedos, e a posicione logo abaixo do tórax da criança;
- Mantendo a criança apoiada sobre seu joelho, com a outra mão aberta, bata forte três vezes sobre a mão que ficou fechada diante do tórax do engasgado. Essa pressão servirá para expelir o corpo estranho;
- Tente uma primeira vez e repita a sequência de três batidas mais duas vezes. Se o corpo estranho não for expelido ou a respiração não retornar, ligue imediatamente para o 190, 192 ou 193.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul