O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, publicou na noite desta segunda-feira (7) um vídeo em que revela a sua localização em Kiev. Ele afirmou que está em uma das ruas mais centrais da capital: a Bankova, onde fica localizado o escritório oficial do chefe de Estado. O mandatário também comentou a respeito da terceira rodada de negociações que ocorreu na segunda-feira.
— Estou em Kiev. Não tenho medo de ninguém e não estou me escondendo. Fico até ganharmos esta guerra (...) Gostaríamos de dizer que essa foi a "terceira e última" (rodada de negociações), mas somos realistas — afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.
Zelensky também fez um comentário a respeito do começo da semana. O presidente ucraniano destacou que as pessoas costumam classificar as segundas-feiras como sendo dias difíceis, mas quando um país está em guerra, "todos os dias parecem uma segunda-feira". Ele também destacou que todos os envolvidos na defesa do país são heróis, desde os soldados e diplomatas, até médicos e jornalistas.
O chefe de Estado ucraniano garantiu que a Ucrânia “vai insistir” na diplomacia e assegurou aos cidadãos que encontrará uma “maneira” justa para “alcançar a paz”.
Zelensky também afirmou que qualquer ultimato do governo russo está descartado, além de frisar que o Kremlin não estava contando com uma reação tão forte por parte da Ucrânia.
— O ódio que o inimigo trouxe com ele para as nossas cidades não vai ficar aqui. Não haverá sinal dele. O ódio não somos nós. Por isso, não haverá nada que reste para o inimigo. Vamos reconstruir tudo — afirmou.