O Banco Central da Rússia anunciou que os principais bancos do país passam a emitir cartões com a bandeira chinesa UnionPay vinculados à rede russa Mir, desde domingo (6).
A decisão é decorrente da suspensão das operações das gigantes americanas Visa e Mastercard na Rússia. A UnionPay é considerada a maior rede de cartões do mundo, sendo aceita internacionalmente, com mais de 7 bilhões de unidades em funcionamento.
O Sberbank, maior banco da Rússia, anunciou a decisão. Nos próximos dias, as transações iniciadas com Visa na Rússia não funcionarão mais no Exterior, e os cartões emitidos fora não vão servir dentro do país.
Já a Mastercard afirma que os cartões emitidos por instituições financeiras fora da Rússia não terão validade nos caixas eletrônicos e não serão permitidos na sua rede.
Segundo a UnionPay, mais de 85% das máquinas de cartão de crédito russas aceitam a bandeira, entretanto, o sistema pouco conhecido pode dificultar o uso pelos cidadãos do país, desacostumados com o novo tipo de sistema.