Durante a terceira rodada de negociações nesta segunda-feira (7), as delegações da Rússia e Ucrânia concordaram em melhorar a logística para a elaboração de corredores humanitários. As informações são do portal ucraniano Zaxid.
A reunião ocorreu em Belarus, a portas fechadas e durou quase quatro horas. Uma quarta rodada de negociações ainda não foi anunciada.
— Recebemos algumas mudanças positivas na logística dos corredores humanitários: eles serão alterados e, assim, receberemos uma assistência mais eficaz às pessoas que sofrem com a agressão russa. Sobre a questão principal do cessar-fogo, até agora não há resultados que melhorem significativamente a situação — afirmou Mykhailo Podoliak, membro da comitiva e assessor do chefe do gabinete do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
Dessa forma, as consultas sobre o prosseguimento dos ataques e a possibilidade de um cessar-fogo vão continuar. As partes não chegaram a nenhum acordo para que o conflito seja resolvido.
Nesta segunda, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskow, disse que Moscou informou à Ucrânia estar pronta para interromper as operações militares se Kiev cumprir uma lista de condições: cessar a ação militar, mudar sua constituição para consagrar a neutralidade, reconhecer a Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk como Estados independentes.