A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anuncia, em comunicado nesta terça-feira (8), que decidiu suspender de imediato a participação de Rússia e Belarus em todos os órgãos da entidade. A medida é adotada como resposta à invasão da Rússia contra a Ucrânia, enquanto Belarus apoia os militares russos na operação.
A OCDE informa que seu conselho continuará a revisar a situação, conforme seja apropriado. Os membros da entidade também encarregaram o secretário-geral de desenvolver propostas para fortalecer mais o apoio ao governo democraticamente eleito da Ucrânia, incluindo o apoio à recuperação e à reconstrução, segundo a entidade.
Trabalhando com mais de cem países, a OCDE é um fórum global de promoção de políticas para "preservar a liberdade individual e melhorar o bem-estar econômico e social das pessoas pelo mundo", diz nota.
Em 25 de fevereiro, a OCDE havia adotado medidas contra a Rússia e encerrado formalmente o processo de adesão do país ao grupo. Na época, início do conflito na Ucrânia, a organização já repudiava o ato dos invasores e reconsiderava a cooperação com os mesmos, como uma questão de urgência. Também foi feita a avaliação de questões econômicas e sociais.