Após pernoitar em Recife, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai ser usada para o resgate de brasileiros na Ucrânia deve seguir viagem por volta das 8h desta terça-feira (8). O KC-390 Millennium tem como destino Varsóvia, na Polônia, e leva doação humanitária para o país invadido pela Rússia. No retorno, trará brasileiros e ucranianos com família no Brasil.
Dentro da aeronave da FAB, estão 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo — utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos.
Estão sendo enviados 50 purificadores de água com capacidade para purificar 300 mil litros de água por dia, cerca de nove toneladas de alimentos desidratados, o que corresponde a 350 mil refeições, e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.
O pouso no Recife serviu para fazer uma parada técnica, algo normal em trajetos mais longos. Também foram feitos preparos e o reabastecimento do avião, além do descanso da tribulação, de acordo com a FAB.
Após deixar o Recife, a aeronave tem escalas previstas em Cabo Verde, na costa africana, e em Lisboa (Portugal), antes de chegar em seu destino. O avião da FAB deve pousar em território polonês na quarta-feira (9), e os brasileiros repatriados chegarão ao Brasil na quinta-feira (10).
Ao G1, o coordenador da força-tarefa de resgate e repatriação de brasileiros na Ucrânia, Unaldo Eugênio de Sousa, disse que foram identificados 34 brasileiros em território ucraniano. Desses, 14 já manifestaram que não desejam sair do país, apesar do conflito.