Um veículo invadiu na noite deste domingo (21) um desfile natalino no estado do Wisconsin, norte dos Estados Unidos, deixando ao menos cinco mortos e 40 feridos. O fato ocorreu pouco após as 16h30min locais (19h30min de Brasília), enquanto os espectadores da cidade de Waukesha, subúrbio de Milwaukee, assistiam ao evento anual.
— Um veículo SUV invadiu a parada de Natal que estávamos realizando no centro da cidade — informou o chefe de polícia, Dan Thompson.
O balanço de mortes foi divulgado pelas autoridades da cidade em um comunicado no final do domingo, mas os números podem mudar. Conforme o jornal The New York Times, hospitais da área relataram tratar dezenas de pacientes, incluindo muitas crianças.
O chefe do Departamento de Polícia de Waukesha informou que uma pessoa estava sob custódia e que não havia mais ameaças. A motivação para incidente ainda é investigado
Angelito Tenorio estava no desfile e contou ao Milwaukee Journal Sentinel que "viu um SUV passar, acelerar e passar voando a toda velocidade pelo trajeto da parada". O jornal reportou, ainda, que um vídeo mostrou o SUV acelerando em direção ao desfile logo atrás de uma banda escolar.
— E então ouvimos um estrondo forte e gritos ensurdecedores das pessoas que foram atingidas pelo veículo — acrescentou.
O governador do Wisconsin, Tony Evers, disse que ele e sua esposa estavam "rezando por Waukesha esta noite e por todas as crianças, famílias e membros da comunidade afetados por este ato sem sentido".
— Estamos em contato com parceiros locais e aguardamos novas informações — acrescentou.