A China informou nesta segunda-feira (30) que limitará o acesso de menores de 18 anos a videogames online a três horas por semana para combater a dependência entre os jovens.
O órgão regulador do setor audiovisual, de publicação e de radiodifusão anunciou que os menores de 18 anos não poderão jogar pela internet mais de uma hora por dia, e apenas às sextas, sábados e domingos, no total de três horas.
As normas já proibiam os jovens desta faixa etária de jogar online entre 22h e 8h (horário local). Agora, será permitido jogar apenas "entre oito e nove da noite", especifica o texto.
Durante as férias escolares, no entanto, poderão jogar uma hora todos os dias. Um documento de identidade também será exigido para que possam se conectar.
Em princípio, a medida se aplica apenas aos videogames online, e não àqueles que não precisam de acesso à internet.
Em agosto, um influente jornal do governo afirmou que os videogames se transformaram em um "ópio mental". O artigo também citava a gigante do setor Tencent e seu popular jogo Honor of Kings, um sucesso na China com mais de 100 milhões de usuários diários ativos.
Diante dessa pressão, a Tencent, que já impunha limitações no tempo de jogo por meio do reconhecimento facial para que menores de 18 anos não jogassem à noite, limitou o acesso aos games a uma hora por dia.
Na China, um país de 1,4 bilhão de habitantes, os videogames geraram cerca de US$ 20 bilhões em volume de negócios apenas no primeiro semestre de 2021.