Os casos de covid-19 aumentaram desde a semana passada na Europa, após 10 semanas consecutivas de retrocesso no número de contágios, anunciou nesta quinta-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fez um alerta sobre uma nova onda do vírus.
– Na semana passada, o número de casos subiu 10%, devido ao aumento dos contatos, das viagens e do fim das restrições sociais. Uma nova onda acontecerá na região, exceto se continuarmos disciplinados – afirmou Hans Kluge, diretor da OMS para a região, que inclui 53 países e territórios.
– As mudanças são parte de uma situação que evolui rapidamente, devido a uma nova variante preocupante, Delta, em uma região onde, apesar dos esforços consideráveis dos Estados-membros, milhões de pessoas ainda não estão vacinadas – disse Kluge.
A variante Delta do coronavírus, especialmente contagiosa, representará 90% dos casos na União Europeia (UE) até o fim de agosto, previu na semana passada o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês). A OMS Europa espera que a variante seja "dominante" até agosto.
No próximo mês, a região Europa da OMS "não estará totalmente vacinada (63% das pessoas da área ainda aguardam a primeira dose) e teremos poucas restrições em vigor, as viagens e reuniões aumentarão", advertiu a OMS.