Equipes de resgate conseguiram desencalhar parcialmente, nesta segunda-feira (29), o navio cargueiro Ever Given, que bloqueia o Canal de Suez, no Mar Mediterrâneo, há quase uma semana. A informação foi divulgada pelo provedor de serviços marítimos Inchape, no Twitter.
A liberação parcial ocorreu após esforços para empurrar e puxar o navio com 10 rebocadores. No entanto, dados de satélite do MarineTraffic.com mostram que a proa da embarcação continua presa na margem leste do canal.
Embora a embarcação esteja flutuando parcialmente, ainda não ficou claro quando a hidrovia estará aberta ao tráfego. O presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie, prevê que "serão necessários três dias e meio para que todos os navios em espera atravessem o canal".
O Ever Given ficou preso na diagonal do canal na manhã da última terça-feira (23) após ser levado por uma rajada de vento, interrompendo o tráfego de navios na principal rota entre a Europa e a Ásia. Mais de 300 navios estão esperando para sair ou a caminho de Suez.
De bandeira do Panamá, o navio foi lançado em 2018, tem cerca de 400 metros de comprimento e 59 metros de largura e estava a caminho de Roterdã, na Holanda. Ele tem cerca de 18,3 mil contêineres de mercadorias a bordo, o equivalente a 220 mil toneladas.
Com o bloqueio do tráfego no Canal de Suez, bilhões de dólares em mercadorias – calculados entre US$ 3 bilhões e US$ 9 bilhões por dia – também ficaram presos, e as consequências econômicas exatas dependerão da duração da paralisação.