Apoiadores de Joe Biden, eleito presidente dos Estados Unidos, ganharam as ruas das principais cidades americanas neste sábado (7). Com faixas, cartazes e bandeiras, homens e mulheres saíram de casa para comemorar o resultado projetado pela imprensa, depois de dias de incertezas e reviravoltas, em uma das disputas mais acirradas da história da nação.
Uma multidão, a maioria usando máscara como forma de prevenção ao coronavírus, se reuniu na praça Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), em frente à Casa Branca, em Washington. Um grupo levou consigo um boneco inflável representando Donald Trump, atual presidente, que foi derrotado por Biden nas urnas, mas contesta o desfecho.
Em Nova York, o local escolhido para a festa foi a Times Square, que ficou lotada – o ponto é um dos mais famosos cartões postais do mundo. No bairro do Brooklyn, moradores também saíram às ruas para festejar a derrota de Trump.
Aos 77 anos, o democrata Joe Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos. De acordo com a imprensa dos EUA, Biden já conquistou 273 votos no Colégio Eleitoral, contra 213 de Trump, candidato à reeleição pelo Partido Republicano. Até a tarde de sábado, os votos de Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Alasca ainda seguiam em apuração — o democrata liderava em três desses Estados.