Os dançarinos que carregam caixões em Gana, na África, e que ficaram recentemente conhecidos pela diferente forma de cerimônia em funerais, divulgaram um vídeo em agradecimento aos médicos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Além da homenagem, o grupo mandou uma mensagem ao resto do público: "Fique em casa, ou você dança conosco". As informações são do jornal britânico Daily Mail.
O vídeo, compartilhado pelo líder do grupo, Benjamin Aidoo, mostra os sete homens vestidos da cabeça aos pés de branco, com luvas e máscaras faciais. Um deles, sentado na frente e vestindo uma faixa vermelha e óculos escuros, se dirige à câmera e diz:
— Olá pessoal, queremos agradecer a todos os médicos do mundo. Vocês estão trabalhando duro e cuidando de todos.
À medida em que o clipe de 20 segundos chega ao fim, o porta-voz aponta para a câmera e ri, mandando uma mensagem à população:
— Agora, lembre-se de ficar em casa. Ou dance conosco! — disse. O vídeo foi compartilhado com os 51 mil seguidores do Aidoo no Instagram e já foi visto mais de 61 mil vezes.
Embora conhecidos como os Dançarinos de Gana, o nome verdadeiro deles é "Serviço de espera de Nana Otafrija". Eles ficaram conhecidos em 2017, depois que a BBC África compartilhou um vídeo mostrando suas danças extravagantes carregando caixões. A fama veio quando as imagens foram transmitidas em todo o mundo, com a impressionante coreografia do grupo. Aidoo disse que as rotinas de dança foram implementadas para adicionar mais opções de serviços funerários aos clientes.
Os homens encontraram uma segunda onda de fama em meio à pandemia de coronavírus. Usuários de mídias sociais filmaram suas próprias versões das danças infames para criar memes humor-sombrios — muitos dos quais foram compartilhados pelo próprio Aidoo.