Técnicos analisam o sistema de aquecimento a gás da cozinha do apartamento em que seis pessoas de uma família brasileira foram encontradas mortas na quarta-feira (22), em Santiago, capital do Chile. Os peritos tentam identificar o possível vazamento no imóvel. Nesta quinta-feira (23), a polícia do país andino disse a GaúchaZH que as mortes aconteceram devido "a um aquecedor de água mal instalado" e foram registrados "altos níveis de emanação de monóxido de carbono."
Com isso, asfixia por inalação é uma das principais suspeitas para a causa da morte do casal de Biguaçu (SC) Fabiano de Souza, 41 anos, Débora Muniz Nascimento de Souza, 38, os dois filhos, Caroline Nascimento de Souza, uma das vítimas, que faria 15 anos nesta sexta-feira (24), o irmão, Felipe Nascimento de Souza, 13, e seus tios Jonathas Nascimento, 30 e Adriane Kruger. Jonathas era irmão de Débora.
Eles viajaram para Santiago justamente para celebrar o aniversário de Caroline. Os familiares identificaram as vítimas na manhã desta quinta, e como os corpos não serão liberados antes da autópsia — prevista para sexta —, ainda não há informações sobre data e local do velório e sepultamento das vítimas. A prefeitura de Biguaçu, onde viviam quatro das seis vítimas, disse que há planos para velório coletivo.
Informações preliminares indicam que uma das vítimas entrou em contato com familiares no Brasil, alegando que o grupo não estava se sentindo bem. Em seguida, um integrante do consulado do país em Santiago teria sido informado sobre o caso. Ao chegar no imóvel, alugado pelo Airbnb, encontrou a família morta. A empresa afirmou que irá pagar o traslado dos corpos para o Brasil. "Estamos acompanhando de perto a situação e trabalhando com urgência para dar apoio às famílias dos hóspedes durante este momento tão difícil", afirmou a plataforma em nota oficial.
A imprensa local noticiou que a noite de terça-feira (21) foi a mais fria do ano no país: as temperaturas chegaram a 1ºC negativo na região central de Santiago. Isso, supostamente, justificaria a necessidade de se fechar as janelas e ligar a calefação, de onde teria vindo o gás.