Um homem chamado Francisco Muñiz, 36 anos, tentou entrar armado na Casa Rosada – sede da presidência da Argentina – por volta das 10h desta segunda-feira (13). Ele alegou que tinha uma reunião com o presidente, Mauricio Macri, segundo informações dos portais Clarín e G1.
Os agentes de segurança do local perceberam que o homem estava mentindo e pediram para que ele se retirasse. Muñiz, no entanto, deixou uma caixa no local e saiu em direção à Avenida Hipólito Yrigoyen.
Sem saber o que havia dentro do objeto, os funcionários da Casa Rosada perseguiram o indivíduo e o detiveram a poucos metros de uma estação de metrô. Após especialistas fazerem perícia na caixa, determinando que não se tratava de um explosivo, foi constatado que dentro dela havia um revólver Magnum 44. Taurus – que estava descarregado.
Antecedentes
Em 2017, um homem tentou entrar na Casa Rosada durante a madrugada ao chocar o carro contra as grades do edifício. Logo depois, foi constatado que ele tinha problemas psiquiátricos.
O caso provocou mudanças no acesso à sede do governo, com aumento da segurança. Já em novembro do ano passado, quatro jovens foram detidos e posteriormente liberados por tentarem entrar com um automóvel em uma residência de descanso de Macri.