Prestigiado concurso mundial de fotografias, o World Press Photo 2019 divulgou, nesta quinta-feira (11), o vencedor do concurso que elege a melhor foto do ano. O profissional responsável pelo registro, John Moore, capturou o momento em que a criança hondurenha Yanela Sanchez e sua mãe, Sandra Sanchez, são levadas sob custódia por funcionários da fronteira dos Estados Unidos, no Texas, em dia 12 de junho.
As duas estavam em um grupo de imigrantes que havia atravessado o Rio Grande do México e foi detido pelas autoridades americanas. Sandra Sanchez disse que ela e sua filha estavam viajando há um mês pela América Central e pelo México antes de chegar aos EUA para pedir asilo.
O caso ocorreu na época em que o governo Trump anunciou uma política de "tolerância zero" na fronteira, que determinou que imigrantes capturados poderiam ser processados criminalmente. Como resultado, muitos pais apreendidos foram separados de seus filhos e enviados para diferentes centros de detenção.
Depois que a foto foi publicada, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA confirmou que Yanela e sua mãe não estavam entre os milhares que haviam sido separados por autoridades dos EUA.
No entanto, o clamor público sobre a polêmica fez o presidente Donald Trump reverter a política em 20 de junho.