O incêndio que destruiu parte da catedral de Notre Dame, em Paris, na França, está "controlado", anunciaram os bombeiros na madrugada desta terça-feira (16), no horário local, após várias horas combatendo as chamas, que desfiguraram a igreja.
— O fogo está completamente controlado. Restam alguns focos residuais por apagar — explicou Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris. — Todo o telhado está sinistrado, toda a armação foi destruída, parte da abóbada caiu e a agulha já não existe mais — detalhou.
O fogo começou por volta das 13h50min (horário de Brasília) na parte superior da catedral e se propagou rapidamente para o telhado. O fogo queimou o teto de madeira de mais de cem metros de comprimento.
Os bombeiros afirmam que o incêndio está "potencialmente ligado" às obras e uma investigação judicial por "destruição involuntária" foi aberta. Os investigadores privilegiam a pista de incêndio acidental, iniciado no teto da catedral.
Fundo para reconstrução
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta segunda-feira que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de "grandes talentos". Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído. Macron disse que o "pior foi evitado", mas admitiu que as "próximas horas serão difíceis".