Um incêndio atinge nesta segunda-feira (15) a catedral Notre-Dame, em Paris, na França, um dos mais famosos templos e pontos turísticos do mundo. Não há informações até o momento sobre o que teria causado o incêndio.
Um usuário do Twitter registrou o momento em que o pináculo (topo da torre central) desabou por conta do fogo.
O fogo começou por volta das 13h50min (horário de Brasília) na parte superior da catedral, segundo os bombeiros. Uma grande operação está tentando controlar as chamas. A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral.
A coluna de fumaça produzida pelo incêndio pode ser vista a quilômetros de distância. Um porta-voz da catedral afirmou que o incêndio atinge toda a estrutura do telhado.
Repercussão
O Ministro do Interior da França, Christophe Castaner, afirmou em seu perfil no Twitter que "medidas excepcionais estão sendo tomadas para controlar o fogo". Ele também desejou "suporte e solidariedade" ao Corpo de Bombeiros" e afirmou que "compartilha da imensa emoção dos parisienses".
Um porta-voz do governo Francês disse que, em decorrência do fogo na catedral, o presidente Emmanuel Macron vai adiar um discurso que estava programado para acontecer nesta segunda-feira.
Também no Twitter, Macron fez uma publicação afirmando que o acontecimento é "emoção para uma nação inteira". Ele também disse que seus pensamentos estão "com todos os católicos e franceses". "Como todos os nosso compatriotas, estou triste esta noite por ver essa parte de nós queimar", escreveu.
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay, publicou em seu Twitter que a instituição se coloca ao "lado da França para salvaguardar e reabilitar este patrimônio inestimável", referindo-se à Catedral.
Mais cedo, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, tuitou que um "terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre-Dame. Os @PompiersParis (corpo de bombeiros) estão tentando controlar as chamas".
Com cerca de 13 milhões de visitantes ao ano, a igreja é considerada o monumento histórico mais frequentado da Europa. A catedral está localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena.