Uma estação do metrô de Nova York que foi destruída durante os atentados de 11 de setembro foi reaberta neste fim de semana, dias antes do 17º aniversário do trágico ataque contra as Torres Gêmeas, em 2001.
A estação de Cortlandt Street, da linha 1, ficou enterrada entre os escombros quando os prédios do World Trade Center - que ficavam acima dela - vieram abaixo após serem atingidos por aviões sequestrados pela Al Qaeda.
Em meio a aplausos e gritos de alegria, os nova-iorquinos puderam usar a estação neste sábado pela primeira vez desde 11 de setembro de 2001. A estação foi rebatizada como WTC Cortlandt.
— WTC Cortlandt é mais que uma estação de metrô, é um símbolo da determinação dos nova-iorquinos em refazer sua vida e melhorar o lugar do World Trade Center em seu conjunto — afirmou Joe Lhota, presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano. Esta entidade começou a reconstrução em 2015, segundo o jornal The Times.
Os atentados de 11 de setembro deixaram 3 mil mortos, a maioria em Manhattan, e levaram a uma longa guerra no Iraque e no Afeganistão, que até hoje são afetados por conflitos violentos.