O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou ao secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, que os russos desejam conhecer "as verdadeiras intenções" dos Estados Unidos na política internacional. Uma semana após o ataque norte-americano contra uma base aérea síria, Lavrov destacou que o objetivo da Rússia é evitar uma "repetição" do bombardeio americano na Síria e trabalhar na criação de uma "frente comum contra o terrorismo".
– É importante para nós compreender a sua posição, a posição dos Estados Unidos e as verdadeiras intenções da administração (de Donald Trump) – declarou Lavrov. – Nossa linha de comando se baseia no direito internacional e não em uma escolha do tipo "você está do nosso lado ou contra nós".
Tillerson respondeu que deseja um diálogo "aberto, franco e sincero" com o objetivo de "esclarecer mais os objetivos e interesses comuns" e as "claras diferenças" na abordagem dos dois países sobre as principais questões.
Leia mais
Coptas do Egito limitam as celebrações de Páscoa após atentados
Presidente da China defende "solução pela via pacífica" com a Coreia do Norte
Lavrov e Tillerson trocaram farpas nos últimos dias sobre o suposto ataque químico na cidade de Khan Sheikhun e após a mudança de postura do presidente americano, Donald Trump, ao ordenar o primeiro bombardeio contra o exército sírio desde o início do conflito há seis anos.
Esta é primeira visita à Rússia de um alto funcionário do governo Trump e deveria servir para estabelecer as bases da "normalização" das relações entre os dois países, prometida por Donald Trump durante a campanha eleitoral.
No entanto, o suposto ataque químico na cidade de Khan Sheikhun, no noroeste da Síria, e o bombardeio americano poucos dias depois provocaram novas tensões entre as duas potências.
*AFP