Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para atividades ligadas aos Festejos Farroupilhas, que ocorrem de 14 a 20 de setembro. Para ter uma ação contemplada na programação oficial, os interessados devem preencher o formulário de adesão disponibilizado pela Secretaria da Cultura (Sedac), neste link.
No momento da inscrição os organizadores devem informar o nome da ação, descrever as atividades que serão desenvolvidas, o horário, local e município em que irão ocorrer, além de cadastrar e-mail e telefone para contato. Neste ano, as atividades têm como tema o centenário do cantor e poeta Jayme Caetano Braun.
Com o músico Pedro Ortaça como patrono, os Festejos Farroupilhas têm como objetivo celebrar, cultivar e enaltecer o tradicionalismo gaúcho e movimentar a economia dos municípios através das ações organizadas durante o evento. A lista oficial das atividades contempladas e a programação completa dos Festejos Farroupilhas serão divulgadas em breve pela Secretaria da Cultura.
“Os Festejos são uma oportunidade renovada de cultivarmos a história, os valores e as tradições do Rio Grande do Sul, promovendo eventos em todos os rincões do Estado”, destacou a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, em nota divulgada pelo governo do Estado.
Lançamento oficial
Os Festejos Farroupilhas de 2024 foram lançados nesta quarta-feira (7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Alegrete, na Fronteira Oeste, receberá o acendimento da Chama Crioula, de 16 a 18 de agosto.
Autoridades do poder público e da área tradicionalista destacaram que o objetivo é fazer do evento parte da reconstrução do Estado após as cheias de maio.
— Quando a incerteza e a insegurança estão presentes, a cultura se torna ainda mais relevante. A tradição é o esteio seguro, gera um senso de pertencimento. Diante dessas incertezas, é fundamental ter a força e as referências do passado para fazer frente à situação difícil pela qual atravessamos — pontuou o governador Eduardo Leite.
Os desfiles dos Festejos Farroupilhas ocorrerão em 20 de setembro na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. A organização do evento é feita pelo governo do Estado, que define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais. Já os municípios são os responsáveis por programar e realizar as manifestações culturais e artísticas.