O tradicional desfile do 20 de Setembro em Porto Alegre não ocorrerá com o mesmo formato que marca o evento. Por conta das chuvas que causaram mortes e destruição na semana passada no Estado, haverá uma nova configuração, com diferentes cavalgadas em bairros de Porto Alegre. A informação foi divulgada no programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (12) pela colunista de GZH Kelly Matos.
Em outros anos, a celebração tradicionalista ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à orla do Guaíba. As ações, no entanto, serão descentralizadas em 2023 por conta do momento vivido.
A ideia é que os participantes se mobilizem para a arrecadação de itens de higiene e limpeza, necessários para atender demandas dos municípios atingidos pelo ciclone. A recomendação do formato deverá ser dada também para outros municípios gaúchos.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) disse que se pronunciará por meio de nota sobre a mudança, o que não ocorreu até a publicação deste texto, que será atualizado quando houver a manifestação.
Na semana passada, os desfiles do 7 de Setembro foram cancelados no RS pelo governador Eduardo Leite em razão das perdas ocorridas após temporais.