Após o governador Eduardo Leite anunciar a suspensão das festividades de 7 de Setembro, foi a vez do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, determinar a suspensão da abertura solene do Acampamento Farroupilha devido às chuvas que atingiram cidades do Interior e deixaram 31 pessoas mortas até o momento no Rio Grande do Sul.
Em publicação no seu perfil do Twitter, Melo informou a transferência da abertura oficial do evento, que estava marcada para esta quinta-feira (7) e agora deverá acontecer no domingo (10), a partir do meio-dia.
Na manhã desta quarta-feira (6), a reportagem de GZH esteve na margem do Rio Jacuí e observou muitos detritos sendo carregados pelas águas, como galhos, troncos inteiros de árvores, armários e portões de madeira, pedaços de eletrodomésticos e utensílios.
Está prevista para as 17h uma reunião no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre, em que, conforme o prefeito, será feito um alinhamento do plano de contingência.
"A prioridade é fortalecer estruturas de acolhimento de famílias e atenção às regiões das Ilhas e do Sul, considerando o volume de água escoando para Porto Alegre", afirmou Melo na publicação.
Capital em alerta
A Defesa Civil lançou um aviso de cota de alerta nas regiões ribeirinhas da Capital, especialmente no bairro Arquipélago e em bairros da Zona Sul, devido aos grandes volumes de água que escoam dos vales do Jacuí e Taquari e causam elevação do nível do Guaíba.
A elevação começou nesta quarta-feira e deve seguir até sábado (9). Duas réguas estão sendo utilizadas para medição: uma automática e outra manual, dentro da Ilha da Pintada.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do Guaíba estava em 2,06 metros no começo da tarde desta quarta. Para ser considerado inundação, é preciso que esteja acima de três metros.