Um dos maiores eventos que celebra o tradicionalismo no Estado, o Acampamento Farroupilha deste ano vai abrir, na próxima segunda-feira (23), as inscrições para os piquetes. Os interessados podem se cadastrar até o dia 27. A exemplo dos últimos anos, são esperados cerca de 360 piquetes e um público de 1 milhão de pessoas. O evento ocorre de 7 a 20 de setembro no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre.
Uma taxa será cobrada com base no tamanho do espaço de cada piquete. Conforme o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, a quantia é destinada aos gastos do evento, como limpeza e energia elétrica, e gira em torno de R$ 500.
A previsão para o início das montagens dos piquetes é para 18 agosto, prazo que preocupa o MTG. Ao todo, o trabalho leva pelo menos 30 dias. Segundo Callegaro, o termo para permissão de uso do local ainda não foi finalizado junto à prefeitura de Porto Alegre.
— No ano passado, a essa altura, nós já estávamos iniciando a montagem. Temos pouco tempo este ano, e o trabalho não pode ser feito em dias de chuva. É uma demora que pode comprometer, mas estamos trabalhando nisso — argumenta.
Conforme o diretor do Escritório de Eventos da prefeitura, Antonio Gornatti, a minuta do termo foi entregue ao MTG no dia 4, e devolvida ao Executivo no dia 18. A previsão é de que o documento seja entregue novamente ao MTG nesta sexta (20) e de que seja assinado nos próximos dias.
— São pequenos ajustes que ainda estamos fazendo, mas a preocupação do movimento é legítima e também compartilhamos desse senso de urgência — afirma Gornatti.
Durante esta manhã, as inscrições chegaram a ser adiadas por causa da falta do documento, após orientação da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Após uma reunião entre integrantes da prefeitura e do MTG, as datas foram mantidas.
A Chama Crioula deve ser acessa no dia 11 de agosto em Iraí, a 28ª das 30 regiões tradicionalistas do Estado — o trajeto a ser feito ainda não foi divulgado.
Na programação, estão confirmados bailes e um rodeio para o fim de semana. No palco central, serão realizadas apresentações de grupos de dança vencedores do Enart 2017, do Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e demais eventos tradicionalistas. Também estão previstas atividades voltadas às crianças.
Como se inscrever:
Quando: de 23 a 27 de julho
Documentos necessários: alvará de 2017, descrição do projeto cultural, certificado de dois brigadistas de incêndio, ata da última eleição de patronagem (documento original e cópia)
Onde: Casa do Gaúcho, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h
Mais informações pelo telefone: (51) 3223-5194