Quando o charreteiro Danilo Silva se aproximou do piquete Desgarrados da República, na região da Fazendinha, visitantes e curiosos já se amontoavam em frente ao local à espera da noiva Natieli dos Santos, 26 anos. Vestida de branco e acompanhada de suas damas de honra, a prenda casou-se hoje com o gaúcho Maic Lemos, 28 anos, em pleno Acampamento Farroupilha. Apesar de o pedido ter sido feito pelo Facebook, a cerimônia não poupou em tradicionalismo.
Para a festa, foram carneados um boi, dois porcos e uma ovelha - tudo em Porto Alegre, no bairro Partenon. A avó da noiva veio de Bagé para ajudar o pai, José Mieres, a fazer quase 60 quilos de linguiça. A produção artesanal do cardápio, a decoração nas cores do Rio Grande do Sul e a pilcha dos convidados, foram detalhes que Natieli - a campeira da dupla - não abriu mão.
- Abdiquei do requinte para realizar esse sonho em um lugar que tem tudo a ver comigo - diz a prenda, que dança fandango desde pequena.
O sim do casal teve direito a padre, chuva de arroz, transmissão ao vivo pela internet e cortejo pelo acampamento, acompanhado por cavaleiros com lanças. O dono da charrete, que gasta um litro de xampu por mês para deixar a crina do cavalo Neymar preparado para eventos como este, diz que se lembra de ter visto pelo menos três casamentos campeiros no parque. Mas há quem contrarie:
- Foi um evento muito bonito de se ver, em dez anos que acampo aqui, nunca vi nada igual - diz o vizinho de piquete, que ficou salivando ao sentir o cheiro do churrasco que, minutos depois, seria servido para os 150 convidados.