Mais de cinco meses depois de ter sido destruída pela enchente do mês de maio, a régua de medição do nível do Guaíba no Cais Mauá tem data para voltar a operar. A previsão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) é que o equipamento esteja funcionando na segunda quinzena de novembro.
Desde que foi desativada, as medições são realizadas por uma estrutura montada na Usina do Gasômetro, que será mantida no local sob responsabilidade do Sistema Geológico Brasileiro (SGB).
A régua do Cais Mauá faz parte de uma lista de 12 estações de monitoramento de nível de rios e acumulados de chuva chamada de “rede emergencial”. Essas unidades foram danificadas pelas cheias e serão todas recuperadas até o final do ano, conforme contrato de pouco mais de um R$ 1 milhão assinado no final de agosto com uma terceirizada.
Também está previsto para o mês que vem um diagnóstico completo de todas as 160 estações de responsabilidade do Estado.
Previsão que não se confirmou
Em setembro, a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffman, chegou a estimar que a régua do Cais Mauá ficasse pronta para operar ainda em outubro. No entanto, essa previsão não se confirmou.
A explicação da pasta foi de que essa estimativa foi dada pela secretária antes que houvesse um cronograma oficial. Mesmo assim, ainda está dentro do limite estabelecido pelo contrato, que é de 16 meses a partir da assinatura.