As cidades de São Vicente do Sul, São Pedro do Sul, Pedro Osório e Pelotas registraram transtornos devido ao vento forte e ao volume de chuva que atingiram o sul e centro do Estado nesta terça-feira (1º).
De acordo com a Defesa Civil do RS, em São Vicente do Sul, ao menos sete residências ficaram destelhadas devido ao vendaval registrado no município. Conforme a prefeitura local, ninguém ficou ferido. Lonas foram entregues aos moradores afetados. Já em São Pedro do Sul, uma casa foi atingida.
Em Pedro Osório, parte do telhado de um salão paroquial desabou. Ainda na região Sul, Pelotas registrou alagamentos em ruas e avenidas. Diante da forte chuva, a prefeitura suspendeu as aulas municipais em 20 escolas. A medida busca garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários diante das dificuldades de deslocamento. As atividades devem ser retomadas na quarta-feira (2).
Em relação à falta de luz, a RGE informou que problemas pontuais estão sendo atendidos na área de concessão da empresa. No entanto, não foram divulgadas as regiões afetadas. Já a CEEE Equatorial não reportou problemas no abastecimento de energia elétrica.
O Rio Grande do Sul segue com previsão de chuva e ventania até quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas com grau de severidade amarela e laranja para as regiões Norte, Noroeste, Serra, Litoral, Região Metropolitana e Central.