Com o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul tem registrado intensos períodos chuvosos. Nesta terça-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas, com graus de severidade amarela e laranja, que indicam temporais com grande volume de chuva e ventania em áreas da metade norte do Estado até quarta-feira (2).
Na segunda-feira (30), o Inmet já havia alertado para o mesmo cenário em outros dois avisos que dividiram as metades Sul e Norte. Um deles segue válido até o meio-dia desta terça, e aponta possibilidade de ventania de até 100 km/h e chance de 100 milímetros de chuva em toda a Metade Sul e parte da Fronteira Oeste.
Alerta laranja
Às 10h15min desta terça, entrou em vigor um alerta que indica possibilidade de temporais e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h nas regiões Noroeste, Norte e parte da Serra. O aviso é válido até as 10h de quarta-feira.
Ainda há risco de alagamentos e volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia em cidades como Caxias do Sul, na Serra, Ijuí, na Região Noroeste, e Passo Fundo, no Norte. Nestas condições, o Inmet aponta risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.
Alerta amarelo
Válido até as 10h de quarta-feira, o alerta amarelo abrange uma faixa que se estende da costa do Rio Grande do Sul, entre Tramandaí e Mostardas, passa por Porto Alegre, Vales, Região Metropolitana, e segue até a área das regiões Central e Noroeste. Nesses territórios, pode chover até 50 milímetros ao longo do dia.
Conforme o Inmet, há possibilidade de queda de granizo nos municípios destas regiões e a velocidade do vento pode variar entre 40 km/h e 60 km/h. Os risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos são considerados baixos.
Volume de chuva em outubro
Historicamente, em outubro o volume de chuva no Rio Grande do Sul varia entre 180 e 300 milímetros, dependendo da região. Até as 8h desta terça-feira, choveu cerca de 59,4 milímetros em Bagé, na Fronteira Oeste.
Abaixo, veja o mapa com o histórico de volume de chuva em outubro nos Estados do sul do Brasil: