A Receita Federal apreendeu mais de quatro toneladas de celulares, eletrônicos e acessórios em uma operação em Novo Hamburgo, São Leopoldo, no Vale do Sinos e Gravataí, na Região Metropolitana. A operação foi realizada entre quarta (25) e quinta-feira (26). A suspeita é de que os itens sejam falsificados e importados de forma ilegal.
As mercadorias foram localizadas em sete estabelecimentos das cidades. A estimativa é de que os valor dos itens ultrapasse os R$ 2 milhões. De acordo com a Receita Federal, os produtos eram vendidos por preços abaixo dos praticados em lojas oficiais. Além disso, possuem indícios de falsificação que não seguem normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As marcas que seriam as fabricantes dos produtos não foram divulgadas. No entanto, foram contatadas para que confirmem a autenticidade ou não das mercadorias. Os produtos foram encaminhados para o depósito da Receita Federal e os proprietários dos estabelecimentos intimados. Eles poderão responder pelo crime de contrabando, com até cinco anos de prisão. A operação foi realizada por agentes de Porto Alegre e Novo Hamburgo.