Uma ofensiva contra furto de caminhões, desmanche, estelionato e extorsões, deflagrada nesta quinta-feira (26), terminou com 18 pessoas presas em três municípios gaúchos — Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo — e em três paranaenses. Além dos mandados de prisão, foram cumpridas 53 ordens de busca e apreensão.
Conforme a polícia, os mandados da chamada Operação Truck tiveram como alvo pessoas apontadas como mentoras do esquema e aquelas que cometiam os crimes na região metropolitana de Porto Alegre e no Paraná.
A investigação começou em Santa Maria, no ano passado, a partir de registros de furtos de dois caminhões. A polícia descobriu que os crimes eram praticados por uma organização que também aplicava golpes nos proprietários, pedindo resgate pelos veículos de carga.
Conforme o delegado Sandro Meinerz, integrantes do grupo furtavam os caminhões em diferentes cidades do Estado e do Paraná e levavam para um desmanche no bairro Lorenzi, na região sul de Santa Maria.
De acordo com a investigação, os criminosos faziam fotos dos veículos, entravam em contato com os donos e pediam um valor de resgate sob ameaça de desmanche. Muitos proprietários pagavam a quantia pedida, mas nenhum tinha o caminhão devolvido.
Os veículos eram desmanchados e as peças vendidas. Esse local foi fechado pela polícia em outubro do ano passado.