A chuva registrada entre o final da tarde e o início da noite desta sexta-feira (13) provocou falta de energia elétrica em parte do Rio Grande do Sul. As duas concessionárias que operam no Estado, RGE e CEEE Equatorial, registraram chamados por desabastecimento, mas não divulgaram um balanço de quantos clientes foram afetados.
Em Porto Alegre, a CEEE Equatorial confirmou ocorrências de falta de luz nos bairros Tristeza e Camaquã, na Zona Sul, e Passo da Areia e Vila Jardim, na Zona Norte. Moradores do Jardim Itu e Jardim Itu Sabará também relataram problemas no fornecimento de energia. A Capital também teve, mais cedo, pontos de alagamento.
Já a RGE não detalhou quais municípios foram afetados, apenas dizendo que as regiões mais afetadas são Norte, Serra e Planalto. A companhia também afirmou que os danos são causados, principalmente, "por descargas atmosféricas e pelo forte vento".
A orientação das concessionárias é que os clientes entrem em contato pelos canais oficiais e façam o registro dos problemas (veja abaixo).
O que diz a CEEE Equatorial
A chuva forte que atingiu a Capital no final da tarde desta sexta-feira causou alguns pontos isolados de falta de luz nos bairros Tristeza, Camaquã, Passo da Areia e Vila Jardim.
A CEEE Grupo Equatorial orienta os clintes para entrar em contato através dos canais oficiais para que possam ser atendidos com brevidade.
A Distribuidora reforça que o registro do protocolo é fundamental para garantir o atendimento.
A CEEE Grupo Equatorial se coloca à disposição dos clientes pelos canais oficiais de atendimento:
- Central de Atendimento 0800 721 2333;
- WhatsApp/Clara (51) 3382 5500;
- Agência Virtual: www.ceee.equatorialenergia.com.br.
O que diz a RGE
A RGE informa que as chuvas que atingiram parte do Estado nesta sexta-feira afetaram o fornecimento de energia a clientes da empresa, em situações pontuais, não havendo volumes de desligamentos. Os danos são causados principalmente por descargas atmosféricas e pelo forte vento, que arremessou galhos e objetos sobre fios e outros equipamentos.
As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas no atendimento das ocorrências para efetuar consertos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica. No momento, as regiões mais afetadas são Norte, Serra e Planalto.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900.